segunda-feira, 22 de agosto de 2011

PESQUISA REALIZADA MOSTRA QUE 44 % DAS EMPRESAS TERCEIRIZAM ATIVIDADES LOGÍSTICAS


Análise realizada pela Imam Consultoria, em parceria com o Ibope, constatou que 56% das empresas pesquisadas concentram as suas atividades logísticas internamente, enquanto 44% confiam parte desses trabalhos à terceirizados. Ainda que a maioria das corporações ainda não utilize empresas especializadas no assunto para tratar de logística, a média encontrada mostra uma disseminação da terceirização em todo o território brasileiro.

Dentre os que terceirizam a função, 58% deixam nas mãos das terceirizadas menos de 20% dos trabalhos logísticos. Dos 44% das empresas que terceirizam serviços logísticos, 29% deixam de 6% a 10% de suas atividades logísticas nas mãos dos Operadores Logísticos, enquanto apenas 16% das empresas confiam mais de 70% do trabalho a eles.

A pesquisa foi realizada em 14 segmentos distintos e com 70 entrevistas com diretores, gerentes e responsáveis pelas áreas de logística, Supply Chain, industrial e produção de empresas de varejo, atacado, automotivas, de petróleo e gás, farmacêuticas e alimentícias, entre outras.

O estudo ainda mostrou que, segundo as empresas entrevistadas, as atividades logísticas representam em média 16% do custo operacional das companhias e 11% sobre o faturamento. No entanto, esses dados podem ser contestados ao observar que os cálculos para investimentos em logística não são feitos da mesma forma pelas empresas. Os fatores levados em consideração para chegar a esses valores são diferentes de uma companhia para outra e questões como custo de operadores logísticos, manutenção e cadeia de suprimentos são muitas vezes enquadrados em custos de outras áreas. Segundo o estudo, 50% das empresas não consideram diversas atividades como logísticas e colocam seus valores em outras contas.

Em relação aos recursos logísticos empregados pelas participantes, 96% afirmam utilizar infraesrutura predial como centros de distribuição, galpões e armazenagem, e 78% planejam investir nesses recursos nos próximos dois anos. Cerca de 90% das empresas pretende investir em veículos industriais no mesmo período, recurso mais visado para investimento e um dos mais utilizados, com 86% das empresas usando o recurso. A automação e equipamentos de elevação ainda são pouco utilizados, com 26% cada, e o investimento em operadores logísticos (terceirização) possui a menor taxa de interesse, com 52% das empresas afirmando que irão investir no recurso.


FONTE: http://www.logweb.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Logística

Logística
Entenda sua Origem